A importância dos contratos nas relações jurídicas
A importância dos contratos nas relações jurídicas
Toda relação, seja ela pessoal ou comercial, gera uma obrigação entre as partes. E, a maneira de formalizar essa obrigação é por meio de um contrato, onde haverá um vínculo jurídico feito entre duas ou mais pessoas.
A exemplo de uma relação pessoal seria os contratos de casamento ou mesmo os contratos de união estável, já a relação comercial pode ser através de um contrato de compra e venda.
Em ambas as situações envolve um negócio jurídico e para que as partes envolvidas tenham segurança nessa relação há a necessidade de formalização de um contrato escrito que trará além da segurança, garantias e deveres ali estipuladas, evitando conflitos seja judicial ou extrajudicial.
Durante a criação desse documento deve ficar claro o que foi negociado entre as partes, o seu objeto, direitos e deveres, devendo também conter forma, conteúdo e prazo caso necessário, pode haver também cláusulas de confidencialidade, rescisória, penal e de disposições.
Assim, um contrato deve ser muito bem confeccionado, de preferência com o auxílio de um advogado experiente, para abarcar todas os detalhes e particularidades da relação que se pretende estabelecer.
Por fim, afirmamos que sempre há muito mais o que falar sobre contratos e sua importância. Essas são apenas algumas informações para que as partes entendam a importância da relação jurídica dos contratantes e nas particularidades de cada negociação, pois, além da legislação cada contrato deve ser único.